Engenharia
PAULO HENRIQUE DOMINGOS SILVA
LISTA DE EXERCÍCIOS
Maceió
2012
PAULO HENRIQUE DOMINGOS SILVA
MUSEU GUGGENHEIM
DESCREVER OS PROBLEMAS APRESENTADOS NA CONSTRUÇÃO DO MUSEUGUGGENHEIM E AS SOLUÇÕES ENCONTRADAS PELOS ENGENHEIROS
Professor : CARLOS ERYMA DA SILVA OLIVEIRA
Maceió
2012
MUSEU GUGGENHEIM
É uma obra considerada uma das maiores de nosso tempo, quem teve algumas dificuldades para ser executadas.
Alguns engenheiros não acreditavam na execução da obra, por causas da suas formas complexas.
O projeto precisava de paredes curvas , complexas , delicadas e polcas espessas e espaços para exposição enormes, esses foram os primeiros problemas que os engenheiros enfrentaram. Os engenheiros conseguiram resolver esses problemas usando uma estrutura em forma de um esqueleto de aço com dupla curvatura que torna a estrutura física do museu mais forte e essas estrutura curvada cria enormes espaços para exposição. Porem esse estrutura com dupla curvatura criou um novo problema para os engenheiros.
Inicialmente, os arquitetos organizou suas concepções em modelos em madeiras, papel cartão e outros meios. Nesses meios não tinham como ter certeza do que estavam fazendo. Para resolver esse problema optaram pela digitalização em três dimensões, com a utilização de um braço articulado para mapear as dimensões das maquetes.
Com essa fase já terminada apareceu outro problema para os engenheiros, como construir uma cobertura que aguentasse a atmosfera corrosiva de Bilbao.
Foram busca a solução lá na guerra fria nos submarinos russos que eram fabricados com titânio e foi esse metal que é muito mais forte e leve do que o aço, que os engenheiros utilizaram para fazer a coberta do museu GUGGENHEIM. Mais tiveram um problema eles perceberam que os furos dos parafusos ia ser uma fonte de vazamento de água da chuva a solução foi usar betume impermeável nas placas de titânio para conter a água e a umidade.
Betume depois de aplicado ele envolve o