Engenharia
Resumo: Esse trabalho visa comprovar a massa específica de um líquido, mais conhecida por densidade.Usando a variação de um dinamômetro conforme inserimos um cilindro no líquido, introduzindo conceitos de empuxo e peso aparente.
Palavras chave: Densidade, Empuxo, Peso Aparente, Dinamômetro
Introdução
Densidade é a massa por unidade de volume de uma substância, em outras palavras, densidade é o quanto de matéria um certo corpo tem por unidade de volume. Muitos acontecimentos cotidianos já podem nos provar algo sobre a densidade, quando cozinhamos macarrão, por exemplo, e inserimos um pouco de óleo à água, o óleo, por ser menos denso que a água, flutua na superfície da água. Esse princípio foi elaborado por Arquimedes, e chamado de Empuxo. Para encontrar o Empuxo, precisamos do valor da densidade e do volume submerso do liquido em questão. Essa força de empuxo só existe porque a pressão do fluído que está localizada na região envolve a região submersa do corpo aumenta com a profundidade abaixo da superfície. Com isso, a pressão na parte inferior é maior que a pressão na parte superior, fato que acaba gerando uma força resultante para cima, (o empuxo), e as componentes horizontais dessa pressão do fluído sobre o objeto acabam por se anularem. Outro conceito que é observado é o de Peso aparente, onde o empuxo acaba por anular maior parte do peso, dando a impressão que o objeto é mais leve.
Procedimento experimental
Para a realização do experimento foi necessário um pequeno cilindro de aço inox, um recipiente de vidro cheio de um fluído (desconhecido até a realização dos experimentos e a coleta de dados, após o estudo foi constatado que esse líquido, ou fluído, era água) e um dinamômetro de 5N (usado para calcular o peso do objeto conforme o mesmo fosse submergido no líquido).
Resultados e Discussão
Características do cilindro: características do cilindro peso real (em N)
00.92
diâmetro (em cm)
11.9
Raio (em cm)