engenharia
O Eurotúnel é um dos maiores projetos de infraestrutura da Europa, consiste em um túnel ferroviário localizado entre 40 a 70 metros abaixo do nível do mar, que proporciona o acesso entre França e Inglaterra, atravessando uma barreira geográfica entre os dois territórios, o Canal da Mancha.
Inaugurado em 1994, com o custo de aproximadamente 16 bilhões de dólares, o Eurotúnel possui 50,5 Km de extensão, sendo 37 Km sob o Canal da Mancha. Atualmente é o segundo maior túnel ferroviário do planeta, ficando atrás apenas do túnel de Seikan, que liga as ilhas de Hokkaido e Honshu no Japão.
Transmanche Link, a firma de engenharia por trás do projeto usou tecnologia sísmica de perfil desenvolvida para exploração de óleo para verificar exatamente o que havia no leito do mar. Isso ajudou a guiar as escavações para longe da terra frágil debaixo do Canal, dando ao túnel fundações firmes de pedra sólida.
Três anos se passaram até que as máquinas de escavação – que iniciaram o trabalho simultaneamente nos dois lados do túnel – se encontrassem no meio do canal.
Possui três túneis paralelos, dois dos seus túneis, de 7.6m de diâmetro, são usados para o transporte de caminhões, carros e passageiros, que se acomodam em enormes vagões de um trem, denominado Eurostar, o outro é um túnel central de 5m de diâmetro para serviços e acesso de emergência. É ligado aos outros através de passagens transversais em intervalos regulares para permitir que os trabalhadores da manutenção tenham acesso aos túneis principais e para fornecer uma saída de emergência em caso de acidente.
O percurso entre os dois países tem duração de aproximadamente 35 minutos, com velocidade média de 160 km/h. O Eurotúnel é considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno, segundo a Sociedade Americana dos Engenheiros Civis.
No aspecto geopolítico, a construção do Eurotúnel é de fundamental importância para o processo de aproximação da Inglaterra (Reino Unido) aos outros países