engenharia
Processo de Soldagem a Arco Elétrico Roger Silva
Pelotas, Janeiro de 2012 Aluno: Roger Silva
Soldagem a Arco Elétrico
Introdução
È um processo muito empregado graças à sua grande versatilidade, ao baixo custo de operação, à simplicidade dos equipamentos necessários e à possibilidade de uso em locais de difícil acesso ou sujeitos a ventos.
os processos de soldagem a arco possuem atualmente uma grande importância industrial, sendo utilizados na fabricação dos mais variados componentes e estruturas metálicas e na recuperação de um grande número de peças danificadas ou desgastadas. Este documento apresenta uma descrição geral das características da soldagem a arco elétrico como vantagens e desvantagens, definições do processo, variáveis do processo, aplicações e assim por diante.
Definição do processo
Soldagem é o processo de união de materiais usado para obter a coalescência (união) localizada de metais e não metais, produzida por aquecimento até uma temperatura adequada, com ou sem a utilização de pressão e/ou material de adição.
A soldagem a arco elétrico com eletrodo revestido é realizada com o calor de um arco elétrico mantido entre a extremidade de um eletrodo metálico revestido e a peça de trabalho. O calor produzido pelo arco funde o metal de base, a alma do eletrodo e o revestimento. Quando as gotas de metal fundido são transferidas através do