Engenharia
Direção Hidráulica
Aluna:Carolina Bittencourt
Matrícula:1051182-8
Uberlândia 2008
Introdução
O sistema de direção é um dos principais e mais importantes sub-sistemas de um veículo automotor.
Esse sistema tem como função a realização dos comandos direcionais impostos pelo operador, promovendo o controle direcional do veículo.
Foram desenvolvidas para auxiliary os sistemas mecânicos, como pinhão e cremalheira, e se valem da utilização de óleo que reduz o esforço imposto pelo operador para realizar determinado comando.
Uma evolução do sistema hidráulico simples é o sistema de direção hidráulica progressiva, o tem o funcionamento semelhante ao sistema de direção hidráulica convencional, contudo, com a elevação da velocidade do veículo, a direção torna-se mais “pesada” aumentando a segurança e a estabilidade do mesmo. Esse processo se dá através da abertura e fechamento de válvulas, ou seja, liberando mais ou menos fluido para auxiliar na execução do comando hidráulico. Sinais elétricos são recebidos por um painel de controle que controla a abertura e fechamento das válvulas (cut-off) através de corrente elétrica fornecidas aos transdutores.
Componentes da Direção Hidráulica
1. Bomba
Do tipo rotativa de palhetas
Fornece a energia hidráulcia ao sistema
Acionada pelo motor do carro por meio deuma polia e correia
Contêm um conjunto de palhetas retráteis que giram no interior de uma câmara oval.
À medida que as palhetas giram, elas sugam o fluido hidráulico sob baixa pressão da linha de retorno e o forçam para a saída sob alta pressão. A vazão fornecida pela bomba depende da rotação do motor do carro. A bomba deve ser projetada para fornecer uma vazão adequada quando o motor estiver em marcha lenta. Como resultado, a bomba movimenta muito mais fluido do que o necessário quando o motor funciona em rotações mais elevadas.
A bomba