Sociologia Conhecimento
Norbert Elias**
Resumo: Os cernes dos problemas das teorias sociológicas e filosóficas do conhecimento permanecem insolúveis e inconciliáveis, na medida em que ambas partem de modelos estáticos. Esses problemas poderão ser solucionados – e as respectivas teorias correlacionar-se entre si – sem muitas dificuldades, se a aquisição de conhecimento que ocorre no interior das sociedades for conceituada como um processo de longo prazo que, por sua vez, acontece dentro de sociedades também consideradas como um processo de longo prazo. Essa abordagem tem a vantagem adicional de estar em estreito acordo com as evidências. O artigo indica o que precisa ser desaprendido e o que precisa ser aprendido a fim de se preparar o caminho para que tal arcabouço teórico unificado possa servir como guia para os estudos empíricos de sociologia de todos os tipos de conhecimento – científico e prático, bem como não científico ou ideológico –, podendo tal delineamento também ser corrigido por esses estudos.
Palavras-chave: sociologia do conhecimento; teoria sociológica; sociologia. I O problema da relação entre “consciência” e “sociedade” recebeu sua primeira formulação paradigmática dentro da Publicado originalmente sob o título de Sociology of knowledge: new perspectives – part one. Revista Sociologia, 1971:5, p. 149-168.
*
**
Nascido em Breslau, na Alemanha, em 1897, e morto em 1990, Norbert Elias obteve o título de filosofia pela Universidade de Breslau e de sociologia pela Universidade de Heidelberg.
Com a ascensão do nazismo, exilou-se na Inglaterra, onde lecionou na Universidade de
Leicester entre 1945 e 1962. Posteriormente, fixou-se na Holanda. Desde então, atuou como professor em universidades holandesas e alemãs, tendo uma passagem por Gana.
Tradução e revisão: Leonardo Fernandes Nascimento e Dmitri Cerboncini Fernandes.
Artigo recebido em 17 jun. 2008 e aprovado em 21 set. 2008.