Engenharia
A teoria do aparecimento dos oceanos está diretamente ligada à formação da atmosfera no período pré-cambriano. O planeta neste período encontrava-se muito quente e o vapor da água presente na atmosfera deu origem então a grande volume de chuvas que se acumularam nas áreas mais baixas do relevo.
Importância dos oceanos
Os oceanos são extremamente importantes para o planeta, pois a vida se originou neles. São eles os grandes produtores de oxigênio, fato este que ocorre através das microalgas oceânicas, também regulam a temperatura do planeta, interferem na dinâmica atmosférica e diferenciam tipos climáticos. Os oceanos também são uma importante via de transporte.
A biodiversidade encontrada nos oceanos é riquíssima e equivalente à de ecossistemas terrestres. Além disso, é uma fonte de extração de minerais e destino dos que procuram turismo e lazer.
Aproximadamente 71% da superfície terrestre correspondem aos oceanos. Assim como as porções continentais (terras emersas), o fundo dos oceanos também apresenta irregularidades na sua composição, sendo classificado como relevo submarino.
A profundidade média dos oceanos é de 3.800 metros. Nas plataformas continentais, onde a profundidade é menor, a variação é de 0 a 180 metros. Por outro lado, as fossas oceânicas possuem as maiores profundidades do relevo submarino, onde a média é de 6.000 metros.
Os cinco oceanos
Ainda que sejam interligados, os oceanos não realizam grande troca de água entre eles, isso ocorre porque as águas que compõem cada um dos oceanos possui características próprias como temperatura, insolação solar, salinidade (quantidade de sais dissolvidos na água) e movimentos das ondas, marés e correntes marítimas.
Sendo assim, os oceanos, ou seja, a imensa massa de água salgada que cobre o planeta Terra,