engenharia
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
ATPS – ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – GEOLOGIA E MECÂNICA DOS SOLOS
Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Engenharia Civil da faculdade Anhanguera- Uniban ABC como parte da avaliação dos requisitos para a recuperação de nota de Geologia e Mecânica dos Solos.
Prof. Msc. Carlos Alberto Papini
SÃO PAULO
2013
OBJETIVO
A atividade pratica supervisionada é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas tendo como objetivo favorecer a aprendizagem, estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado de forma eficiente e eficaz.
Ao concluir as etapas propostas teremos desenvolvido as habilidades e competência de aplicar os conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais á engenharia, comunicar-se eficientemente nas formas escritas, oral e gráfica. Avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental
INTRODUÇÃO RECALQUE
Recalque, na área da Engenharia Civil, significa um fato que ocorre quando uma edificação sofre um rebaixamento devido ao adensamento do solo(diminuição dos seus vazios) sob sua fundação. É um desnivelamento de uma estrutura, piso ou terrapleno, devido à deformação do solo. Todos os tipos de solos, quando submetido a uma carga, sofrem recalques, inevitavelmente, em maior ou menor grau, dependendo das propriedades de cada solo e da intensidade do carregamento. Os recalques geralmente tendem a cessar ou estabilizar após um certo período de tempo, mais ou menos prolongado, e que depende das peculiaridades geotécnicas dos solos. Por exemplo, recalques em solos arenosos, podem se estabilizar em poucas horas ou dias, já o recalque em solos argilosos moles tendem a cessar ou estabilizar somente após algumas décadas. Os recalques podem ocorrer tanto em solos que suportam edificações com fundações rasas(sapata, radiers, etc)