Engenharia
1. Quais as distribuições eletrônicas dos elementos químicos, níquel (Ni) e do mercúrio (Hg). Identifique o subnível mais energético e o mais externo de cada um destes elementos.
2. Os implantes dentários estão mais seguros no Brasil e já atendem às normas internacionais de qualidade. O grande salto de qualidade aconteceu no processo de confecção dos parafusos e pinos de titânio que compõem as próteses. Feitas com ligas de titânio, essas próteses são usadas para fixar coroas dentárias, aparelhos ortodônticos e dentaduras nos ossos da mandíbula e do maxilar.
Considerando que o número atômico do titânio é 22, responda as seguintes questões:
a) Qual a distribuição dos seus elétrons por subníveis energéticos?
b) Qual a distribuição dos seus elétrons por camadas ou níveis energéticos?
c) Quais os quatro números quânticos do seu elétron mais externo?
d) Quais os quatro números quânticos do seu elétron mais energético?
3. As soluções aquosas de alguns sais são coloridas. A coloração dessas soluções pode ser relacionada à presença de um elemento de transição. Sabendo que estes elementos apresentam seu elétron mais energético situado no subnível “d”, qual dos elementos abaixo apresenta o maior número de elétrons no subnível “d”?Justifique.
a) 22Ti b) 46Pd c) 20Ca d) 21Sc e) 26Fe
4. Vanádio (Z = 23), elemento de transição, constitui componente importante do aço para produzir um tipo de liga que melhora consideravelmente a tenacidade, as resistências mecânicas e à corrosão do ferro. Quantos elétrons há no subnível 3d da configuração eletrônica do vanádio?
a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5
5. Dê a configuração eletrônica dos seguintes íons:
a) Na+ b) Ca ++ c) Cl - d)