Engenharia
Funções
do Engenheiro
Especialidades da Engenharia e Áreas a fins.
Nesta etapa de sua carreira em engenharia, você pode ainda não ter escolhido uma especialidade de engenharia. Estará seu futuro, engenharia de produção, engenharia elétrica, engenharia civil, engenharia mecânica ou outros campos da engenharia? Uma vez feita a sua escolha, você terá tomado uma decisão a respeito de sua especialidade de engenharia.
Possivelmente quase, todas evoluíram da engenharia civil.
Note que todas as especialidades da engenharia requerem extensos conhecimentos de física.
ENGENHARIA
Enquanto as engenharias química de e de materiais requerem extensos conhecimentos de física e de química. Algumas especialidades recentes
(engenharia bioquímica e biométrica) exigem vastos conhecimentos de física, química e biologia.
Independente de sua especialidade, os engenheiros podem ser classificados pelas funções que desempenham: Os engenheiros pesquisadores buscam novos conhecimentos para solucionar problemas complexos que não possuem uma solução imediata.
Para eles é exigidos um treinamento mais longo, geralmente até o grau de mestre ou doutor. Os engenheiros de desenvolvimento aplicam conhecimentos novos e já existentes para desenvolver protótipos de novos dispositivos, estruturas e processos.
Os engenheiros de projetos aplicam resultados obtidos por engenheiros pesquisadores e de desenvolvimento para produzir projetos detalhados de dispositivos, estruturas e processos que serão usados pela sociedade.
Os engenheiros de produção tratam da especificação de cronogramas de produção, determinando a disponibilidade de matériaprima e otimizando as linhas de montagem para a produção, em larga escala, dos dispositivos concebidos pelos engenheiros de projetos.
Os engenheiros de teste executam testes em produtos para determinar sua