Engenharia
Relatório do Curso de Graduação em Engenharia Mecânica apresentada a Universidade Vila Velha - UVV, como parte das exigências da Disciplina Química Experimental sob orientação da Professora Adriana Canal das Virgens.
VILA VELHA AGOSTO – 2012
Introdução:
Solubilidade é a propriedade que uma substância tem de se dissolver espontaneamente em outra substância. A quantidade de uma substância eu se dissolve em outra depende de cada uma e das condições externas (pressão e temperatura), mas podem também depender de propriedades em comum entre as substâncias (polaridades).
Polaridade é a capacidade que as ligações possuem de atrair cargas elétricas, e o local onde ocorre este acúmulo denominamos de pólos, estes se classificam em pólos negativos ou positivos.
De acordo com os experimentos realizados no laboratório, mostraremos os resultados que foram obtidos.
Material Utilizado:
1. Tubos de Ensaio
2. Espátula
3. Pisseta
4. Pipeta Cilíndrica
5. Pipetador
Reagentes Utilizados:
1. Cloreto de Sódio
2. Água Deionizada
3. Etanol
4. Éter Etílico
5. Hexano
6. Tolueno (toluol)
7. T-butanol (terc-butílico)
8. N-butanol (n-butílico)
9. Iodo
10. Permanganato de Potássio
11. Gasolina
12.
Procedimentos Experimentais:
1. Verificação da solubilidade (semelhanças) entre solventes.
a) Numeramos dois tubos de ensaios (1 e 2), adicionamos nos dois tubos, uma ponta de espátula de cloreto de sódio, em seguida adicionamos 2 mL de água no tubo 1 e 2 mL de etanol no tubo 2, agitamos.
Resultado: No tubo de ensaio 1 (Cloreto de Sódio + Água Deionizada), o Cloreto de Sódio foi parcialmente solúvel na água.
No tubo de ensaio