engenharia
FACULDADES INTEGRADAS DOS CAMPOS GERAIS
ENGENHARIA CIVIL
JOSIELI APARECIDA OBAL
RELATÓRIO DE MECÂNICA DOS SOLOS
TESTE DE PROCTOR
PONTA GROSSA - PR
2013
No dia 01 de outubro de 2013 foi realizado em laboratório o “teste de Proctor”, na disciplina de mecânica dos solos, cujo teste serve para observarmos a compactação de um solo. O teste de Proctor é um dos mais importantes testes para realizar o controle de qualidade do solo compactado, pois com ele pode se obter a densidade máxima do maciço terroso. O teste deve ser feito com o solo que tenha uma umidade ideal para que o teste possa ser realizado.
Os materiais utilizados para o teste foram os seguintes: Amostra de solo, soquete, cilindro, estufa, balança, água, cápsulas, extrusora com macaca hidráulico.
Primeiramente foi destorroada uma amostra de solo, foi adicionando água gradativamente, cerca de 2% de água de seu volume total de 138m/L com densidade 1:1. Em seguida colocou uma amostra de solo, cerca de 5 cm de camada em um cilindro e aplicou um certo numero de golpes com o soquete, e se repete o procedimento até realizar a total compactação. Em seguida coloca o cilindro em uma extrusora e com o macaco hidráulico se retira o material do cilindro, observasse uma boa compactação e uma ótima umidade no solo, retira-se uma amostra do solo, pesa o material e a cápsula, cujo qual é levado para a estufa para obter o peso da amostra de solo seco. O procedimento é repetido por mais três vezes, até o material ficar com excesso de água, e não se consegue mais retirar o material do cilindro sem que ele se desmanche, pois ele ultrapassa no nível de umidade.
Resultados solo úmido:
Amostra 6:
Solo= 10,555g; cápsula= 11,94g; cápsula e solo= 32,26g
Amostra 7:
Solo= 10,790g; cápsula= 10,73g; cápsula e solo= 31,05g
Amostra 8:
Solo= 10,795g; cápsula= 11,62g; cápsula e solo= 32,39g