Engenharia
Cerâmicas são materiais inorgânicos constituídos por elementos metálicos e não metálicos unidos por meio de ligações químicas, estes materiais podem ser cristalinos ou não-cristalinos ou uma mistura dos dois, após a queima em alta temperatura, a cerâmica apresenta uma estrutura inteira ou parcialmente cristalizada. Sendo assim as cerâmicas são obtidas por três fases: a cristalina, a vitria e a porosa.A matéria prima é normalmente argila para a cerâmica tradicional e óxidos, nitretos ou carbetos puros para cerâmicas avançadas. As cerâmicas são raramente recicladas devido à necessidade de esmagar, de remoer e de requeimar, o que torna caro e requer mais energia do que o uso de matéria prima nova.
✓ As características físicas de cada um destes materiais; A resistência das cerâmicas é uma das características mais importantes, aumentam quando são submetidas a um aquecimento em altas temperaturas, sendo assim, se obtém na cerâmica uma dureza elevada, uma alta resistência mecânica, alta fragilidade, estrutura cristalina complexa e um elevado ponto de fusão, no entanto fica sendo um bom isolante térmico tendo uma matéria prima de custo relativamente baixo.
✓ Onde são aplicados. ✓ Os tipos de produtos que podem ser fabricados a partir desses materiais;
Devido à facilidade de obter diferentes propriedades mecânicas e físicas as cerâmicas permitem aplicações em campos distintos como tijolos, louças, refratários, materiais magnéticos, dispositivos eletrônicos, abrasivos, componentes aeroespaciais, etc.
✓ PROPRIEDADES MECÂNICAS BÁSICAS
Os ensaios de tração não são recomendados para as cerâmicas devido à dificuldade de preparar um corpo de prova que atenda as normas do ensaio devido à fragilidade do material, também fica difícil prender e segurar materiais frágeis, devido à sua deformação chegar a aproximadamente a 0,1%, isso exige um maior alinhamento do corpo de prova não sendo possível a