Engenharia
Questões:
1. Quais são as entradas, o processamento e as saídas do sistema de rastreamento de encomendas da UPS?
R= A empresa tem conseguido manter sua liderança nos serviços de entrega de pequenas encomendas - mesmo diante da concorrência acirrada da Federal Express e da Airbome Express -, investindo grandes recursos em tecno¬logia de informação avançada. Durante a década passada, a UPS aplicou mais de um bilhão de dólares por ano em tecnologias e sistemas para aprimorar o atendimento ao cliente e, ao mesmo tempo, manter os custos baixos e ali¬nhar suas operações como um todo.
2. Quais são as tecnologias utilizadas?
R= Usando um computador de mão chamado Delivery Information Acquisition Device (DIAD), os motoristas da UPS registram a assinatura do cliente automaticamente, além de informações sobre retirada e entrega de encomendas e cartão de ponto. Em seguida, eles conectam o DIAD ao adaptador especial existente em seu caminhão - um dis¬positivo que transmite informações e está ligado à rede de telefones celulares. A informação de rastreamento da enco¬menda é então transmitida à rede de computadores da UPS para armazenagem e processamento pelos computadores centrais da empresa, localizados em Mahwah, Nova Jersey, e Alpharetta, Geórgia. Daí em diante, a informação pode ser acessada mundialmente como recibo de entrega aos clien¬tes ou para responder a suas perguntas.
3. Qual a relação entre essas tecnologias e a estratégia organizacional da UPS?
R= A tecnologia da informação tem ajudado essa empresa a se reinventar e continuar crescendo. Recentemente, para otimizar o transporte e a entrega das encomendas, a UPS implantou um pacote de software feito sob medida que usa tecnologia de mapeamento e pesquisa operacional. Como a empresa entrega 14 milhões de pequenas encomendas diariamente, o resultado foi o encurtamento da distância percorrida pelos caminhões em mais de 100 milhões de milhas a cada ano.
4. O que aconteceria se