ATPS economia 2° passo 2° semestre Anhanguera
a) Informações sobre o mercado consumidor (quem são os consumidores, quanto ganham, quanto gastam de sua renda na compra do produto/serviço em questão, quando compram e como compram.
Com a crescente evolução de nosso País, a conquista da tão almejada estabilidade econômica e a mudança/modernização nos hábitos da população, surgiu um novo perfil de consumidor em praticamente todos os seguimentos do comércio de bens de consumo e serviços.
Assim, tanto homens como mulheres estão mais atenciosos e exigentes com sua aparência. Este fato acabou modificando o mercado de roupas e confecções que antigamente era apenas uma necessidade, para que atendam esses novos perfis de consumidores. Tais mudanças ocorreram por vários fatores, dentre eles:
- As mulheres, que invadiram o mercado de trabalho e tornam-se cada vez mais independentes;
- Os casais sem filhos, que tendem a concentrar seus gastos em seu próprio bem estar;
- A terceira idade, que hoje em dia é mais saudável, com tempo livre e mais dinheiro sobrando, não fica atrás, pois frequentam academias, bailes, viagens, etc... e necessitam estar “na moda”;
- As crianças também aparecem como fator, tendo em vista que os pais, com menos filhos, troquem a quantidade pela qualidade;
- A classe C, que é um consumidor cada vez maior de roupas e acessórios que satisfaçam seus desejos por status perante a sociedade moderna.
Indiferente de sua renda, todas as pessoas necessitam vestir-se. Sendo assim, não se pode precisar uma faixa de consumidor pela sua renda, já que andar vestido é inerente à vontade do ser humano.
É evidente que no Sul do país o comércio de vestuário é bem maior que no nordeste, levando em consideração a variação climática existente, mas independente da região, o comércio de confecção nunca para. Ainda mais com as facilidades de hoje em dia,