Engenharia
O mercado para a construção metálica hoje, no Brasil, se apresenta em um período de consolidação, caracterizado por um crescimento contínuo da utilização dessa tecnologia, graças à maior variedade de produtos oferecidos, ao maior de profissionais habilitados e às vantagens da utilização do aço em elementos pré-fabricados. Embora o conhecimento técnico hoje seja mais difundido do que há alguns anos atrás, observa-se que o número de profissionais especializados atuantes ainda não é suficiente para acompanhar a demanda, em crescimento, do mercado da construção metálica.
O objetivo do artigo é apresentar as metodologias de detalhamento de estruturas metálicas utilizadas no Brasil, como resultado de pesquisa realizada juntamente ao PROPEC/UFOP. A metodologia empregada durante a pesquisa foi a busca por referências bibliográficas técnicas (acadêmicas e eletrônicas), além de visitas técnicas a escritórios de engenharia, empresas fabricantes de estruturas metálicas e empresas de prestação de serviços complementares, totalizando sete empresas visitadas, nos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.
Introdução
A utilização do aço como material estrutural apresenta vantagens sobre outros materiais, como ganhos de vão, diminuição da seção transversal do elemento estrutural, alta resistência em relação ao peso próprio, alto módulo de elasticidade, resistência à tração, homogeneidade do produto, diminuição do peso da estrutura com alívio das cargas de base (fundações), tempo ganho no cronograma da obra, precisão de execução etc. Essas vantagens são amplamente obtidas quando a opção pela estrutura metálica já é feita desde o início do processo de projeto.
A falta de planejamento inicial do uso do aço como material estrutural leva a problemas que seriam facilmente solucionados no processo de projeto. Patologias da edificação seriam evitadas se houvesse o cuidado, por parte dos projetistas de pensar (e detalhar) cada ligação entre os elementos estruturais, cada