Tribo pankararu
No dia 23 de julho de 2010, nós, estudantes universitários da turma de Licenciatura em Educação do Campo – Procampo da UFVJM fizemos uma visita de estudo na tribo Pankararu/Pataxó. A ideia surgiu durante uma das aulas da Profª Beth que trabalha com a disciplina Teorias Pedagógicas e ED.C .
Essa visita não estava nos planos de aula, mas foi comentado em sala de aula por alguns estudantes que seria interessante se a turma fizesse uma visita à tribo indígena, até porque uma de nossas colegas de curso é índia e faz parte da tribo Pankararu/Pataxó.
Para que desse certo para que a visita fosse possível, contamos com o apoio da Prefeitura Municipal de Araçuaí na qual nos ajudou com o transporte disponibilizando um micro ônibus com tamanho suficiente para levar toda a turma, incluindo a professora Beth. A visita aconteceu no período da tarde e teve duração de aproximadamente 4 horas. A tribo indigena se localiza a poucoa km da área urbana do município de Araçuaí se instalando próximo das margens do rio Jequitinhonha. A área total do terreno é de 68 hectares, adquirida por meio de um empréstimo pelo Crédito Fundiário.
Os índios Pankararu/Pataxós estão no Vale do Jequitinhonha há 5 anos, entre as cidades de Araçuaí e Itinga. Os índios Pankararu sairam de Porto Seguro – Ba emdireção a Minas Gerais a procura de sobrevivência. Foi relatado pelos Pankararu que os seus ancestrais receberam os europeus no tempo em que o Brasil foi “descoberto” por eles. Nessa época os Pankararu possuíam grandes áreas de terras nessa região do estado da Bahia. Com o passar dos séculos, veio a exploração das terras pelos brancos, o estdo começa a medir as terras e titulá-las.
Os índios Pankararu alegam que o