Qual a origem do nome Pankararu
Qual o significado do nome Pankararu: FILHO DO ADIVINHO MÉROPE.
Grupo Indígena: Pankararu
População:
Localização: Tacaratu e Petrolândia.
Extensão: 8.377.2819 ha
Os Pankararu são originários das Terras Indígenas Pankararu e Entre Serras, Municípios de Tacaratu, Petrolândia e Jatobá, sertão do Estado de Pernambuco, nas imediações do submédio São Francisco e em Coronel Murta-MG; e, também, em diversas localidades da cidade de São Paulo e da Grande São Paulo. Em Pernambuco, estão distribuídos em dezesseis aldeias que somam cerca de 6.000 habitantes; na região metropolitana de São Paulo, são cerca de 1500 pankararus concentrados especialmente na favela do Real Parque, Zona Sul, no Madalena e no Jardim Elba, Zona Leste da cidade de São Paulo.
A tribo possui sua referência histórica mais antiga datada do século XVII, com o surgimento da vila de Tacaratu, que até hoje é conhecida como "Brejo dos Padres" por causa das expedições missionárias que ocuparam a região. Com isso, ocorre a efetiva concentração de índios Pankararu à beiro do São Francisco. Esse ajuntamento de índios que se deslocaram das ilhas de Surubabel, Acará e Várzea ficou conhecido como Cana Brava. Há alguns indícios de que a fundação da aldeia tenha sido efetuada, realmente, no ano de 1802.
No início do século XVII houve o primeiro contato sistemático do povo pankararu. O contato ocorreu com missionários que seguiam para Santo Antônio da Glória na Bahia em busca de mais pessoas para a conversão. Em Pernambuco os missionários estabeleceram um aldeamento em volta do rio São Francisco, dentre as principais tribos presentes, destacava-se a tribo Pankararu. Os missionários se deslocaram da atual região de Tacaratu até a região hoje conhecida como "Brejo dos Padres". Durante esse período as pessoas registraram sobre diversos aspectos da tribo como por exemplo, o território do grupo. Destaca-se no território a cachoeira de Paulo Afonso, local de sepultamento dos mortos