Engenharia
HOUSEKEEPING
Elaborado e ministrado por:
Elen Messias
São Paulo – maio/2007
PROGRAMA HOUSEKEEPING
OBJETIVO:
O programa Housekeeping busca a qualidade total mediante o comprometimento de todos com o constante aperfeiçoamento dos detalhes que compõe o dia-a-dia e a rotina de trabalho.
Mas afinal, o que significa “Housekeeping”?
Housekeeping quer dizer exatamente “arrumar a casa”. Trata-se da ocidentalização de uma prática muito conhecida no Japão, chamada de “5S” (cinco sensos).
O “5S” é um processo educacional que visa essencialmente a mudança de comportamento das pessoas, propiciando o desenvolvimento de um ambiente de trabalho limpo, organizado e saudável, contribuindo para a eliminação dos desperdícios e para a melhoria contínua da qualidade de vida no trabalho.
OS 5 SENSOS
A denominação “5S” é utilizada devido a cinco palavras iniciadas pelas letras “S”, quando pronunciadas em japonês, ou seja:
➢ SEIRI: Senso de Organização
O que é? Em sentido amplo significa “utilizar os recursos disponíveis com bom senso e equilíbrio, evitando ociosidade e carências”.
O Senso de Organização tem como objetivo manter no ambiente apenas os recursos necessários e combater os desperdícios.
Principais benefícios: ▪ Liberação dos espaços para diversos fins; ▪ Combate ao excesso de burocracias; ▪ Diminuição de custos.
Apesar de parecer fácil, o senso de Organização encontra certa resistência, no fato de algumas pessoas guardarem coisas que “um dia podem servir”.
➢ SEITON: Senso de Arrumação
O que é? Em sentido amplo significa “dispor os recursos de forma sistemática e estabelecer sistema de comunicação visual para rápido acesso a eles”.
Principais benefícios: ▪ Economia de tempo; ▪ Diminuição do cansaço físico por movimentação desnecessária; ▪ Melhoria no fluxo de materiais. ▪ Rapidez na movimentação e resgate de pessoas em casos de emergência; ▪ Diminuição do stress