Clima
Para definir o clima de um lugar qualquer no mundo, devemos considerar os fenômenos meteorológicos e os fatores climáticos que o caracterizam. Os elementos mais importantes para essa caracterização são a temperatura e as precipitações. As variações anuais de temperatura e a quantidade de chuvas de uma localidade podem ser registradas em um gráfico denominado climograma. Pela leitura de um climograma, é possível saber o tipo de clima nele apresentado.
CLIMOGRAMAS [pic]
São gráficos que representam a quantidade de chuvas (precipitações) e a temperatura de uma localidade, medidas por uma estação meteorológica durante doze meses do ano. Para construí-los, usamos o sistema de coordenadas cartesianas. Um climograma tem duas ordenadas: uma à esquerda, onde normalmente são representadas as precipitações, e outra à direita, onde são marcadas as temperaturas. No eixo das abscissas são assinalados os meses do ano. As temperaturas são representadas por uma linha vermelha; e as precipitações por barras azuis. Através dos climogramas é possível reconhecer as características do clima re uma região (se chove muito, se o lugar é árido, se faz calor o ano todo, se os invernos são muito frios, etc.) e até classificá-lo. Para realizar essa tarefa, é preciso analisar alguns aspectos:
# Em relação às chuvas, devemos observar: o total de precipitações, sua distribuição ao longo do ano, os meses mais e menos chuvosos, se há períodos sem precipitações (secos).
# Quanto às temperaturas, os dados mais importantes são: o mês de temperatura mais elevada, o mês de temperatura menos elevada e a amplitude térmica.
# Tanto em relação às chuvas quanto às temperaturas, a distribuição anual é fundamental para caracterizar mais facilmente o tipo climático. Se a localidade está no hemisfério sul, os meses mais quentes serão entre dezembro e março; se no hemisfério norte, serão entre junho e setembro. Como os elementos climáticos apresentam-se das mais variadas