Engenharia
6.0 CLASSIFICAÇÃO DOS POLÍMEROS
SILVA (1996), descreve que monômero é a molécula orgânica a qual é capaz de combinar-se quimicamente com outras moléculas, similares ou não, para formar um material de elevado peso molecular conhecido como polímero (ou resina sintética). E acrescenta que, polímeros “São substâncias formadas de moléculas gigantes, nas quais uma ou várias unidades básicas
(monômeros) repetem - se inúmeras vezes. Milhares de unidades monoméricas podem ser constituídas de uma única molécula de polímero. Polimerização é o processo químico que proporciona esta ligação e envolve:
- adição: uma mesma unidade monomérica é acrescentada à cadeia em crescimento, sem formação de subproduto;
- condensação: duas moléculas reagem geralmente com eliminação de água ou de alguma outra molécula pequena. Há formação de subprodutos que precisam ser removidos do meio reacional;
- modificação de polímeros: resultante das reações químicas sobre polímeros já existentes”.
As propriedades de matriz asfáltica modificada por polímeros dependem, diretamente das características e concentração dos polímeros e também da natureza da matriz asfáltica. Duas classes de polímeros típicos são usadas para modificação de matrizes asfálticas, os elastômeros e os plastômeros LU & ISACSSON, (2001). De maneira geral, os elastômeros são utilizados para aumentar a resistência e a flexibilidade dos pavimentos, enquanto os plastômeros aumentam a rigidez e a estabilidade. CASTRO & BOTARO, (2004).
Os polímeros podem ser classificados em quatro grandes grupos, apresentando as seguintes características: - Termo-rígido: Por ação do calor, endurecem de forma irreversível, e não voltam a amolecer sob nova ação do calor.
Ex: Epóxi, poliéster.
- Termo-plástico: Por ação do calor, amolecem reversívelmente. Amolecem sob nova ação do calor e endurecem a baixas temperaturas.
Ex: Polietileno; PVC (poli cloreto de vinila); EVA (copolímero de estíleno acetato