engenharia
Introdução
No projeto apresentado foi desenvolvido relé de estado sólido para um acionamento de uma carga indutiva ou resistiva com auxilio de um sensor indutivo para captar a passagem de um objeto metálico, assim acionando o comando auxiliar para a liberação da corrente elétrica para o comando principal.
Neste projeto pode ser utilizado para varias aplicações na indústria ou resistências de acordo com suas configurações projetadas.
Objetivo
Neste trabalho será utilizado um relé de estado sólido para o acionamento de uma carga resistiva com auxilio de um sensor indutivo.
Funcionamento do Relé de estado sólido
O relé de estado sólido e uma chave eletrônica que ao receber um sinal de controle na entrada fecha o sinal de saída deixando passar a corrente de linha.
Os relés de estados foram desenvolvidos com a finalidade de chavear cargas resistivas cargas indutiva trifásica ou monofásica, substituídos os reles auxiliares (contadores), um tiristor com inúmeras vantagens , tais como, acionamento da saída em zero volts, alta imunidade à transientes de rede, aclopamento óptico, proteção contra inversão de polaridade, terminais protegidos, led para indicação de entrada, circuito ” snubber ” para proteção de saída, alta isolação longa vida e montagem compacta.
triac
Uso do Diac
O DIAC é normalmente usado para disparar TRIACs e SCRs.Como um DIAC é um gatilho bidirecional, seus terminais não são marcados como anodo ou catodo mas a maioria é marcada como A1 ou MT1 e A2 ou MT2.Funciona da mesma maneira que dois diodos zener em série, ligados de maneira invertida um em relação ao outro. Pode-se produzir um equivalente a um DIAC de 9V, por exemplo, ligando-se dois diodos zener de 9v em série, catodo com catodo).
Para controlar o relé de estado sólido, é necessário alimentar com corrente contínua, somente para energfizar o gate dos tiristores.
Proteção de entrada
Um fator importante para