Franquias
CHRISTUS FACULDADE DO PIAUÍ – CHRISFAPI
CURSO: BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PERÍODO: III
DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO,SISTEMAS E METODOS
PROFESSOR: DARLENE SANTOS
ALUNO:
FRANQUIA
.
PIRIPIRI
2013
Conceito
É o franqueador autoriza o franqueado, a explorar os direitos do uso da sua marca, produtos ou serviços, sistema de operação e gestão, dentro de um mercado pré-definido.
O sistema de franquia é um dos melhores e mais eficiente método para proporcionar ao empreendedor poderosas ferramentas de gestão, além do franqueado dono de seu negócio, seja visto e respeitado como possuidores de seu grande negócio.
O sistema de franquia não foi propriamente inventado, observa-se uma evolução natural do sistema de negociação que iniciou no século XII em Londres, desde então o sistema foi evoluindo e podemos tranquilamente afirmar que hoje temos um modelo de franquia bem estruturado, porem, sempre em franca evolução.
Metodologia
Franqueador: detentor da marca e do método de trabalho. Desenvolveu o negócio, estabeleceu padrões, quem já testou o negócio, tem know-how, concede por meio de contrato a utilização de sua marca, do sistema e demais recursos, seleciona e capacita o franqueado, garante a uniformidade da rede transforma conhecimento da rede em ações eficazes, que gerem resultados para todos. Permite a clonagem do seu negócio.
Franqueado: quem entra na rede por livre e espontânea vontade, pagando a taxa inicial de.
Franquia. É o investidor, investe e reinveste constantemente no negócio, opera segundo os padrões do franqueador, paga taxas e royalties, cuida do dia-a-dia do negócio.
Território: espaço geográfico que o franqueador autoriza o franqueado a explorar.
Master-franqueador: franqueado que recebe o direito de abrir várias unidades franqueadas e
Também concede subfranquias em uma determinada região, sendo ao mesmo tempo franqueado e