Engenharia
Origem da Teoria Estruturalista
As origens da Teoria Estruturalista na administração foram os seguintes:
A oposição surgida entre as teorias tradicional e as relações humanas incompatíveis entre si; Necessitaram visualizar “a organização como uma unidade social grande e complexa, onde interagem grupos sociais”;
Influência do estruturalismo nas ciências sociais e sua repercussão no estudo das organizações, tendo influência nas ciências como: filosofia, psicologia, antologia, matemática e linguística;
A estrutura passa ser um conjunto de dois ou mais elementos que subsiste inalterado mesmo com a alteração de um dos seus elementos ou relações.
A sociedade de organização Para os estruturalistas, a sociedade moderna e industrializada é uma sociedade de organizações, que são altamente diferenciadas e requerem dos seus participantes determinadas características de personalidade, nas quais os papeis desempenhados variam.
As organizações As organizações são uma forma de instituição, predominante em nossas sociedades altamente especializada e interdependente. Permitem todos os aspectos da vida moderna e envolve a participação de numerosas pessoas, criadas com a explicita de alcançar objetivos ou propósitos. Assim, a organização e uma unidade social dentro da qual as pessoas alcançam relações entre si, no sentido de facilitar a o alcance de um conjunto de objetivos e metas.
O Homem Organizacional O homem