Engenharia Social
Engenharia Social
As técnicas de ataques mais utilizadas
Nome: Márcio Rubens
Disciplina: Segurança em Aplicação e banco de dados
Professor: Ricardo Leocádio
O termo engenharia social ficou mais conhecido em 1990, através do famoso hacker Kevin Mitnick. Mas afinal, qual o significado do termo?
Engenharia social são as práticas utilizadas para se obter informações sigilosas ou importantes de empresas e sistemas, enganando e explorando a confiança das pessoas.
Na maioria das vezes, os golpistas se passam por funcionários da empresa alvo, ou mesmo autoridades interessadas em prestar ou comprar serviços. As pessoas que não estão preparadas para enfrentar ataques deste tipo são facilmente manipuladas e fornecem as informações pedidas.
As empresas realizam altos investimentos em tecnologia, visando seu desenvolvimento através de máquinas poderosas que facilitam produções e comunicação, mas estão vulneráveis quando o assunto é o fator humano.
O artigo tem o propósito de apresentar de forma breve e clara as técnicas mais utilizadas em Engenharia Social.
Nos tópicos apresentados foi relacionado desde a procura de informações em lixos, buscas em redes sociais, telefonemas e e-mails falsos para induzir o usuário a realizar alguma tarefa, tendo o sucesso do ataque depende única e exclusivamente da decisão do usuário em fornecer informações sensíveis ou executar programas.
A melhor maneira de ficar longe de problemas é ter cautela enquanto você está navegando pela Internet e não dar informações à qualquer pessoa. É muito importante manter o antivírus atualizado, assim como os aplicativos que detectam spywares e malwares. Garanta sua segurança e noites tranquilas de sono.