Engenharia social
Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
CONCIENTIZAÇÃO DE USUÁRIOS EMPRESARIAIS QUANTO A ENGENHARIA SOCIAL
Orientador: Neiva Prestes
Porto União/SC
Novembro de 2013
CONCIENTIZAÇÃO DE USUÁRIOS EMPRESARIAIS QUANTO A ENGENHARIA SOCIAL
Projeto de Pesquisa apresentado ao curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, como requisito á aprovação no curso, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial SENAC, de Porto União - SC, sob orientação da professora Neiva Prestes.
Porto União/SC
Novembro de 2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO O objetivo principal da segurança da informação é proteger os negócios, diminuindo os prejuízos e os riscos e aumentando os lucros e as oportunidades. Dentre os tipos de segurança, as que iremos destacar são: Física, técnica e organizacional. Existem vários perigos contidos as informações, dentre eles há um termo que é pouco conhecido entre as pessoas, mas que vem atacando cada vez mais, e trazendo sérios danos e prejuízos para a população, a engenharia social.
Engenharia Social é a prática utilizada por crackers. Os crackers são pessoas que invadem sistemas de computação e conseguem acesso não autorizado aos recursos. Eles usam seus conhecimentos para obter dados pessoais e informações de sigilo das pessoas, empresas e organizações por meio de enganações ou a exploração de confiança. Para conseguir tais dados, os golpistas se fazem passar por outra personalidade, profissionais de empresas que a vitima tenha contato. As pessoas caem facilmente nesse golpe, pois por não estarem treinadas e alertadas sobre esse perigo, acabam acreditando e liberando seus dados para os golpistas.
Por meio deste trabalho repassaremos alguns meios de prevenção e segurança para diminuir o número de pessoas que infelizmente são enganadas e acabam