Vocabulário Conceitual
Segundo o filosofo Nicolas Abbagnano (in. Alienation; fr. Aliénation;ai. Esse termo,que na linguagem comum significa perda de posse, de um afeto ou dos poderes mentais, foi empregado pelos filósofos com certos significados específicos.
1. Na Idade Média, às vezes foi usado para indicar um grau de ascensão mística em direção a Deus. Assim, Ricardo de S. Vítor considera a A. como o terceiro grau da elevação da mente a Deus (depois da dilatação e do solevamentó) e considera que ela consiste no abandono da lembrança de todas as coisas finitas e na transfiguração da mente em um estado que não tem nada mais de humano (De gratia contemplatíonis, V, 2). Nesse sentido, não é senão o êxtase (v.).
Segundo o filosofo Norberto Bobbio, ao nível de máxima generalização, a alienação pode ser definida como o processo pelo qual alguém ou alguma coisa (segundo Marx, a própria natureza pode ficar envolvida no processo de Alienação humana) é obrigado a se tornar outra coisa diferente daquilo que existe propriamente no seu ser.
. SÍNTESE: Portanto, alienação tem diversos significados, pode ser uma cessão de bens, transferência de domínio de algo ou uma perturbação mental.
A alienação é a diminuição da