Diagrama de Classe
1 Diagrama de Classes – Técnicas Básicas de Modelagem A Modelagem do Vocabulário do Sistema
Geralmente você usará as classes para fazer a modelagem de abstrações definidas a partir do problema do problema que você está tentando solucionar ou a partir da tecnologia empregada para implementar uma solução para esse problema. Cada uma dessas abstrações é uma parte do vocabulário do sistema, que em conjunto, representa as coisas importantes para os usuários e implementadores.
Para os usuários, não é difícil identificar a maioria das abstrações, pois elas costumam ser definidas a partir das coisas que os usuários já utilizam para descrever seu sistema. Técnicas como cartões CRC e a análise baseada em casos de uso são formas excelentes para auxiliar os usuários a descobrir essas abstrações. Para os implementadores, tipicamente as abstrações são os itens disponíveis na tecnologia que constituem partes da solução.
Para fazer a modelagem do vocabulário de um sistema:
Identifique os itens que os usuários ou os implementadores usam para descrever o problema ou a solução. Use cartões CRC e a análise baseada em casos de uso para ajudar a descoberta dessas abstrações.
Para cada uma das abstrações, identifique um conjunto de responsabilidades. Verifique se todas as classes estão bem definidas e se existe um bom equilíbrio de responsabilidade entre as classes.
Forneça os atributos e as operações necessárias para a execução dessas responsabilidades para cada uma das classes.
A figura a seguir mostra um conjunto de classes definidas a partir de um sistema de vendas de varejo, incluindo Cliente, Pedido e Produto. Essa figura
Inclui algumas outras abstrações relacionadas, estabelecidas a partir do vocabulário do problema, como Entrega (utilizada para rastrear os pedidos), Fatura (utilizada para solicitar pedidos) e Armazém (o local em que os