Engenharia social
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Ariel Alcântara de Oliveira
Engenharia Social
ITABUNA
02/05/2011
Ariel Alcântara de Oliveira
Engenharia Social
Trabalho sugerido pela professora Regineide como ferramenta de avaliação da II unidade do primeiro semestre de 2011.
ITABUNA
01/05/2011
Apesar do nome, a Engenharia Social nada tem a ver com ciências exatas ou sociologia. Na verdade, trata-se de uma das mais antigas técnicas de roubo de informações importantes de pessoas descuidadas, através de uma boa conversa (Virinfo,2002).
Segundo Vargas Engenharia Social, de maneira simples, caracteriza-se por explorar uma fragilidade. Em outras palavras, consiste na habilidade de obter informações ou acesso indevido a determinado ambiente ou sistema, utilizando técnicas de persuasão (Vargas,2002).
Uma definição aceitável do que é a engenharia social é a seguinte: engenharia social é qualquer método usado para enganação ou exploração da confiança das pessoas para a obtenção de informações sigilosas e importantes. Para isso, o enganador pode se passar por outra pessoa, assumir outra personalidade, fingir que é um profissional de determinada área, etc.
“As formas de ataque são as mais variadas, sempre explorando a fragilidade e ingenuidade das pessoas. Nenhum artigo sobre ataques de engenharia social estaria completo sem citar Kevin Mitnick (Goodell,1996), que, até ser capturado, era considerado o maior hacker de todos os tempos. Iguais a ele, atualmente existem muitos, e as táticas utilizadas são basicamente as mesmas”.
Referencias Bibliográficas.
1. Instituto Catarinense de Pós-Graduação – ICPG – Vargas 2002, pag. 1 2. Instituto Catarinense de Pós-Graduação – ICPG – Vargas 2002, pag. 2