Engenharia Social
CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA – 3° Ano A
ENGENHARIA SOCIAL
Segurança da informação
Componentes:
Laryssa Oliveira
Talison Alves
Keila Muniz
Matheus Carvalho
Samuel Rodrigues
Rafael Lima
Professora: Evelyn Karinne Silva
Teresina
2015
Resumo A principal questão a ser abordada neste trabalho é a engenharia social no que se refere a como funciona, exemplos e os métodos de defesa. Tem o objetivo de estimular o interesse e a conscientização das pessoas e das organizações para essa ameaça eminente, pois essa é a melhor maneira para proteger a informação. Apresenta um conceito simples para uma fácil compreensão. Cita alguns exemplos de como as pessoas e empresas podem ser enganadas pelos engenheiros sociais por meio de golpes e esquemas. E demonstra alguns métodos de defesa ou prevenção para que as pessoas não cometam erros e caiam nesses tipos de ataques.
Palavras-chave: Engenharia social. Ameaça. Informação.
1. O que é engenharia social
É o termo utilizado para descrever um método de ataque. A arte de manipular as pessoas para conseguir informações confidenciais, muitas vezes abusando da ingenuidade ou confiança do usuário ou para obter informações importantes e sigilosas. É uma maneira inteligente de conseguir informações importantes de uma pessoa ou empresa para posteriormente prejudica-la.
“A engenharia social, propriamente dita, está inserida como um dos desafios (se não o maior deles) mais complexos no âmbito das vulnerabilidades encontradas na gestão da segurança da informação.” (PEIXOTO, 2006, p. 36).
“O termo “engenharia” foi atribuído a essa prática porque é construída sobre informações e táticas de acesso a informações sigilosas de forma indevida. Já o termo “social” foi atribuído porque utiliza pessoas que vivem e trabalham em grupos organizados. Essas práticas simplesmente ganharam esse novo termo, pois são bem antigas sendo bastante utilizadas por detetives a fim de obterem informações e também por