ANÁLISE DO VÍDEO “BMW VERMELHO”
1 INTRODUÇÃO..................................................................................................
04
2 ANÁLISE DO VÍDEO BMW VERMELHO........................................................
05
3 A DESIGUALDADE SOCIAL NO RIO GRANDE DO SUL................................
07
4 CONCLUSÃO....................................................................................................
10
REFERÊNCIAS....................................................................................................
11
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo principal refletir sobre a sociedade capitalista atual, bem como suas contradições e os desafios postos pela desigualdade social e de direitos.
Mesmo tendo uma Constituição Cidadã, como a de 1988, e diversos códigos e estatutos, que asseguram o acesso à educação, moradia, saúde, segurança pública, além de possibilitar autonomias econômica e ideológica, a realidade que se pode observar é, ainda, distante do que se espero dos direitos do cidadão brasileiro no que se refere à erradicação da desigualdade social.
E é nesse viés que o Serviço Social se insere como uma importante ferramenta que possa atuar na demanda e nas consequências que permeiam a questão social brasileira. Ou seja, a profissão de Assistente Social se faz e se refaz nas desigualdades sociais e econômicas, objeto da atuação profissional, manifestas na pobreza, violência, fome, desemprego, carências materiais, entre outras.
Importante destacar que para a elaboração desse trabalho foi assistido ao vídeo “BMW Vermelha” e a partir da temática abordado no vídeo foi realizada a análise do mesmo através da consulta em bibliografias e em reportagens da mídia que pudessem mostrar essa realidade.
2 ANÁLISE DO VÍDEO BMW VERMELHA
O vídeo tem 19 minutos e foi editado em 2000, em São Paulo, pelos diretores Reinaldo Pinheiro e Edu Ramos. Fazem parte do elenco