ANÁLISE DO VÍDEO: BMW VERMELHO
INTRODUÇÃO
O trabalho foi feito através de análise do filme “BMW Vermelho”. Que proporcionou uma ampla visão a respeito da sociedade capitalista, seus desafios e contradições, retratando a desigualdade social e o direito de cidadão. O filme de Edu Ramos Pinheiro relatou a história de uma família que recebe um presente do qual não pode usufruir de seus benefícios, uma BMW, da qual ainda tinha a restrição de não poder vender, nem trocar num período de dois anos.
O trabalho mostra a realidade de muitas famílias em nosso país, vivendo as margens ou mesmo excluídas de direitos. Essa família é o retrato das desigualdades sociais que nós temos ainda no Brasil. Vivemos em um país continental, com pouco mais de 500 anos, com uma herança cultural, religiosa e costumes oriundos de outros países e continentes. A fome e a pobreza chegaram ao Brasil junto a sua colonização, mas não podemos achar com isso, que tudo é normal.
Destaco então, o grande desafio que nós temos frente às políticas sociais e nossa participação na sociedade, no que tange à formulação, gestão e implementação e controle das políticas públicas de direito universal, apontando características, potencialidades e tensões, com base no filme BMW Vermelha.
DESENVOLVIMENTO
2.1 análise do vídeo: bmw vermelho
Ao analisar o filme, recordei-me que mesmo antes da revolução Francesa, uma grande parcela da população já era desprovida de quaisquer direitos. Lendo a bibliografia de Pós-Doutorado – UFRGS, de Jussemar Weiss Gonçalves que trás como tema: “A revolução Francesa e a invenção social da pobreza” retratando a questão da miséria e do miserável em função do aumento da pobreza, e relata que essa situação não era específica da França, mas também na Inglaterra, em Londres a pobreza era alarmante, apesar de se mostrar uma cidade moderna e de