TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Diana Carvalho
Fortaleza – CE
Agosto-2013
Administradores Por Quê?
Conforme Peter Drucker, os executivos constituem um recurso fundamental da empresa. Mesmo nas fábricas modernas e automatizadas, existem mais executivos do que nas fábricas de antigamente. São os recursos mais caros na maioria das empresas.
Mesmo sendo o recurso mais importante e mais caro da organização, é também o que mais se deprecia e constantemente precisa ser reposto. São necessários muitos anos para a montagem de uma equipe de executivos, porém basta um curto período de má gerência para ela se debilitar.
Hoje cada vez mais, elevam-se as exigências das empresas em relação aos seus executivos. Estatísticas relatam que tais exigências, dobram a cada nova geração, e não há qualquer motivo para esperar que essa tendência decline nas próximas décadas.
Dados e pesquisas também mostram, que nos últimos vinte e cinco anos, por toda parte os executivos sujeitaram-se a ondas contínuas de palestras e programas que visam favorecer as comunicações no sentido descendente. Ou seja, os executivos acreditam que poderiam dar-se muito mais ao que fazem, se o departamento de pessoal simplesmente os deixassem trabalhar à sua maneira.
Essa preocupação quanto à comunicação entre executivos e superiores, existe pela responsabilidade do bom desempenho da empresa. Para Peter, quem não assume essa responsabilidade não é executivo.
Dessa forma, é extremamente importante entender o processo administrativo e suas atividades de planejamento, organização direção e controle.
Por Que Estudar Administração
Embora o processo administrativo seja importante em qualquer contexto de utilização de recursos, a razão principal para estudá-la é seu reflexo sobre o desempenho das organizações. A razão pela qual as organizações existem, é o fato de que certos objetivos só podem ser alcançados por meio da ação coordenada de grupos de pessoas. Atualmente, as organizações