Engenharia sismica
Diana Filipa Teixeira Amaral
Universidade Lusófona do Porto
e-mail: amaral_diana0090@hotmail.com
Palavras-chave: Engenharia, Especialidades, Sismologia, Lusófona.
Resumo: Este documento procura dar a conhecer, em geral, informações sobre Engenharia Sísmica e a prática desta engenharia, uma das especialidades de Engenharia Civil, apresentando alguns exemplos que explicam o trabalho dos Engenheiros Sísmicos.
1. INTRODUÇÃO
Na disciplina de Engenharia Civil do curso de Engenharia Civil leccionada na Universidade Lusófona do Porto, foi proposto aos alunos a elaboração de três trabalhos individuais, acerca das actividades dos engenheiros civis, a serem incluídos na avaliação da disciplina. Neste primeiro trabalho decidi incidir-me em Engenharia Sísmica, com a finalidade de dar a conhecer, em geral, algum conhecimento sobre sismos, a prática desta engenharia e de como e onde intervém em Portugal.
2. SISMOS
1. O que é um sismo?
Um sismo é um fenómeno natural resultante de uma rotura mais ou menos violenta no interior da crosta terrestre, correspondendo à libertação de uma grande quantidade de energia, e que provoca vibrações que se transmitem a uma vasta área circundante. Ao longo dos tempos geológicos, a terra tem estado sujeita a tensões responsáveis pela construção de cadeias montanhosas e pela deriva dos continentes. Sob a acção dessas tensões as rochas deformam-se gradualmente e sofrem roturas. A rotura do material rochoso ocorre após terem sido ultrapassados os seus limites de resistência, provocando vibrações ou ondas sísmicas, que se propagam após terem sido ultrapassados os seus limites de resistência, provocando vibrações ou ondas sísmicas, que se propagam no interior da terra. São estas vibrações que se sentem quando