ESTUDO DE UM EDIFÍCIO DE BETÃO ARMADO SUJEITO Á AÇÃO SÍSMICA
ESTUDO DE UM EDIFÍCIO DE BETÃO ARMADO SUJEITO Á AÇÃO SÍSMICA
Resumo
Os sismos são fenómenos naturais e inevitáveis, com consequências devastadoras para a sociedade, constituindo um desafio para a engenharia em Portugal, despertando o interesse da comunidade científica, para a compreensão dos seus efeitos de forma a minimizar os riscos e maximizar a consciencialização.
A engenharia sísmica é uma área recente da engenharia, que estuda o fenómeno e consequente impacto sobre o ambiente, infraestruturas e populações, bem como na conceção e na investigação de sistemas que minimizem esses impactos.
No Arquipélago da Madeira surgem de forma esporádica a ocorrência de sismos de baixa intensidade, sendo por vezes esquecidos, ao nível da prevenção e da disponibilidade dos meios de atuação, devendo por isso, ser considerado como risco, atendendo que podem provocar deslizamentos de terrenos e gerar grandes ondas no oceano (tsunamis e maremotos) causando efeitos catastróficos.
Este estudo foi realizado no âmbito do Programa Sócrates, através do protocolo estabelecido entre a Universidade da Madeira e Ege University (Turquia), com o objetivo de ampliar o conhecimento do EC8, na Universidade de acolhimento, bem como aprofundar o estudo das análises dinâmicas por espectro de resposta.
A análise centrou-se na aplicação da regulamentação do EC8, através da análise e avaliação do comportamento sísmico da estrutura de um edifício em betão armado, localizado no Arquipélago da Madeira, modelado pelo autor deste estudo, com recurso ao programa de cálculo SAP2000, com a finalidade de proceder a verificação da regularidade em planta e em altura do edifício, bem como a aplicação do método de análise, para efeitos de análise dos esforços.
Considerando o âmbito desta dissertação, a compreensão e aplicação das exigências presentes no EC8, e não tanto o dimensionamento e pormenorização de todo o edifício, procedeu-se ao dimensionamento/ pormenorização de um