Dissertacao PreEsforco em lajes de edificios
Pré-esforço em lajes de edifícios
Dissertação de Mestrado em Construção Civil
Ramo Estruturas
Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Construção
Civil – Ramo Estruturas, realizada sob a orientação científica de Professor Doutor João
Carlos Vinagre Nascimento dos Santos e
Professor José Bernardo Bêco de Figueiredo
Lôbo.
Setembro, 2012
Pré-esforço em lajes de edifícios
AGRADECIMENTOS
Em primeiro lugar, gostaria de agradecer à minha esposa e à minha família pelo apoio incondicional, não só durante a elaboração deste trabalho, mas durante todo o percurso académico.
À FERCA, Construções Racionalizadas e Estruturas, Lisboa, S.A. por todo o apoio e incentivo prestado durante o percurso académico, que muito contribuiu para o meu interesse e compreensão do tema deste trabalho, como para a engenharia de estruturas.
Finalmente, gostaria de dar o meu grande agradecimento aos orientadores, Professor Doutor João Vinagre Santos e Professor José Bernardo
Lobo, que contribuíram para a elaboração deste trabalho em mais do que apenas com orientação técnica.
i
Pré-esforço em lajes de edifícios
RESUMO
O pré-esforço, como uma tecnologia em crescimento e tendo em vista a potencial aplicação em edifícios, estabelece uma das mais importantes implementações no campo da engenharia estrutural e de construção.
O
crescente
uso
de
pré-esforço
proporcionou
maior
liberdade
arquitetónica de geometrias e formas de estruturas de betão que outrora seriam consideradas dispendiosas ou inexequíveis. Consequentemente, geometrias curvilíneas, vãos elevados associados a esbeltezas reduzidas, têm vindo cada vez mais a fazer parte do vocabulário de arquitetos, promotores e construtores. O uso de pré-esforço também apresentou-se como um método de obter superfícies planas impermeáveis, sem a aplicação de impermeabilizações betuminosas correntes, uma vez que o betão é mantido em compressão não