RELAT RIO DE PR TICAS PPB II
657 palavras
3 páginas
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA, SOB ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA PAULA SANDERS - PSICOLOGIA - 3º SEMESTRE NOTURNO.ALEX NERY
FLORISVALDO ABREU
MAGNÓLIA RIBEIRO
ROSENI ALCANTARA
DAISY OLIVEIRA SILVA
SALVADOR - BA
Maio – 2009
EXPERIMENTO SEN_PIC
COMPARAÇÃO SENTENÇA-FIGURA
1. Quais as variáveis independentes do experimento?
Resp: Monitoramento ou não, as provas positivas ou negativas e os posicionamentos acima ou abaixo.
2. Quais as variáveis dependentes do experimento?
Resp: A quantidade de acertos e o tempo de resposta.
3. O tipo de sentença (positiva ou negativa) influencia o tempo de resposta?
Resp: Sim. Geralmente quando as sentenças são negativas, tendemos a demorar mais tempo para responder. É como se a palavra “não” dificultasse o entendimento da frase gerando dúvidas, tornando-a mais difícil de compreender. Segundo a teoria, podemos observar isso também nas crianças, como por exemplo, quando dizemos a elas para não fazer determinada coisa, elas então prontamente fazem. Os teóricos dizem que não se deve dizer simplesmente às crianças para não fazerem isso ou aquilo e sim tentar mostrar a elas as conseqüências que terá se fizerem aquilo.
4. O tipo de sentença (positiva ou negativa) influencia o índice de acertos?
Resp: Sim. Assim como influencia no tempo de respostas, conseqüentemente influenciará também no índice de acertos, visto que quando as sentenças estão negativas, ou seja, tem a presença das palavras “não”, tende a ficar mais difícil ou mais demorado o entendimento ou a compreensão da frase, resultando assim em índices de erros quando a sentença é negativa, ao contrário das sentenças positivas, que são mais fáceis e mais rápidas a sua compreensão.
5. O enunciado acima ou abaixo influencia o tempo de resposta?
Resp: De acordo com os resultados do teste, o enunciado estando acima ou abaixo tem certa influencia no tempo de resposta sim, já que dependendo da posição das figuras em relação à frase, pode-se confundir no momento da resposta.
6.