Engenharia simultanea
DANIEL MENEZES NASCIMENTO DIEGO PORTO CAPUCHO
ENGENHARIA SIMULTÂNEA
Texeira de Freitas 2011
DANIEL MENEZES NASCIMENTO DIEGO PORTO CAPUCHO
ENGENHARIA SIMULTÂNEA
Texeira de Freitas 2011
ENGENHARIA SIMULTÂNEA
Por engenharia simultânea ou paralela (do inglês concurrent engineering) entende-se a criação constante de novos produtos, a partir de uma integração,no ciclo de vida do produto, das experiências, conhecimentos e recursos da empresa nas áreas de projeto , desenvolvimento, marketing, fabricação e vendas. O objetivo básico da engenharia simultânea é desenvolver e fabricar produtos que satisfaçam às necessidades do consumidor, com baixo custo.
Vejamos alguns outros objetivos da engenharia simultânea: incorporar todos os domínios de conhecimento, apresentados por participantes de uma equipe multidisciplinar; melhorar continuamente o produto e o processo produtivo; identificar componentes de fabricação simples; reduzir o número de partes; aumentar a intercambiabilidade entre modelos; identificar submontagens; incorporar técnicas DFM-DFA (projeto para manufatura e montagem,respectivamente); antecipar problemas de fabricação e montagem usar processos e equipamentos já existentes; identificar áreas de testes.
Uso da engenharia simultânea
A engenharia simultânea pode ser usada na forma de projeto para manufatura(DFM) e de projeto para montagem (DFA). Quando se promove a integração do planejamento do processode produção ao projeto do produto, com o objetivo de baratear e facilitar a fabricação de um componente ou sistema, temos o Projeto Voltadopara Manufatura (DFM). Na realidade, as diretrizes que dão forma ao DFM resumem-se a uma sériede regras de bom senso, aplicadas à atividade do projeto: projetar para um número mínimo de partes; desenvolver projetos modulares; diminuir variações de componentes; projetar componentes multifuncionais projetar componentes de fácil fabricação; evitar componentes de fixação