Engenharia simultanea
Engenharia Simultânea (ES), ou mais modernamente, Desenvolvimento Integrado de Produto e Processo (Integrated Product and Process Development - IPPD) é uma filosofia que na verdade envolve mais do que engenharia. No início o objetivo era o projeto simultâneo do produto e dos respectivos processos de manufatura. O objetivo cresceu passando a incluir todas as etapas do ciclo de vida do produto, desde a sua concepção até a sua retirada de serviço, sua destinação final, após transcorridos seu período de vida útil (BENNETT; LAMB, 1995).
Assim como o “Just-in-Time”, a Engenharia Simultânea é uma filosofia e não uma tecnologia. Engenharia Simultânea usa tecnologia para atingir seus objetivos (BENNETT; LAMB, 1995).
O principal objetivo da Engenharia Simultânea ou Desenvolvimento Integrado de Produto e Processo é a diminuição do tempo desde o pedido até a entrega, para um novo produto, com custo mais baixo e maior qualidade. Isto é alcançado através do desenvolvimento paralelo, ao invés de seqüencial, das diferentes etapas que compõem o Projeto do Produto, com o emprego de times ou equipes multidisciplinares (“cross-functional teams”) (BENNETT; LAMB, 1995). Segundo Syan (1994) estes times devem conter pessoas de vários departamentos da empresa, como mostrado na figura 1, incluindo os principais fornecedores e clientes.
A Engenharia Simultanea pode ser aplicada em praticamente todos os processos produtivos existentes, pois é uma técnica inovadora que todas as empresas buscam que é diminuição dos custos e maxmizaçao dos lucros.
Em um chão fabril muito utilizado é o ramo automobilístico, naval, eletroeletrônicos, e etc. Alguns ramos não permite o uso dessa técnica, como no ramo de construção civil, linha de produção de alimentos.
QFD: Desdobramento da Função Qualidade
O QFD (Quality Function Deployment – Desdobramento da Função Qualidade) é uma das ferramentas da qualidade que foi criada na década de 60 pelo japonês Yoji Akao e que tem