Familia ttl e cmos (cis)
Os circuitos lógicos digitais são parte integrante de uma grande quantidade de projetos. Estes circuitos se baseiam totalmente em duas grandes famílias de circuitos integrados que são compatíveis entre si. Estas famílias possuem os blocos básicos para a realização da maioria dos projetos o que facilita bastante sua utilização prática. Uma das famílias de maior importância, por sua compatibilidade também com os circuitos dos computadores é a família TTL que justamente o assunto deste nosso artigo.
A família TTL foi originalmente desenvolvida pela Texas Instruments mas hoje muitos fabricantes de semicondutores produzem seus principais circuitos.
Esta família é principalmente reconhecida pelo fato de ter duas séries que começam pelos números 54 para os componentes de uso militar e 74 para os componentes de uso comercial.
Assim, podemos rapidamente associar qualquer componente que comece pelo número "74" à família TTL.
Família CMOS
CMOS significa Complementary Metal Oxide Semicondutor (Semicondutor de Óxido-Metal
Complementar), usa tanto FETs canal-N quanto canal-P no mesmo circuito, de forma a aproveitar as vantagens de ambas as famílias lógicas.
As características principais desta família são o reduzido consumo de corrente (baixa potência), alta imunidade a ruídos e uma faixa de alimentação que se estende de 3V a 15V ou 18V dependendo do modelo.
O processo de fabricação do CMOS é mais simples que o do TTL, possuindo também uma densidade de integração maior, porém são mais lentos do que os TTL, apesar da nova série CMOS de alta velocidade competir em pé de igualdade com as séries TTL 74 e 74LS.
A família CMOS possui, também, uma determinada faixa de tensão para representar os níveis lógicos de entrada e de saída, porém estes valores dependem da tensão de alimentação e da
temperatura