TTL CMOS
As portas lógicas e circuitos lógicos mais complexos são fornecidos pela indústria como Circuitos Integrados (CIs) digitais. CIs digitais são um conjunto de resistores, diodos, capacitores e transistores fabricados sobre o mesmo substrato de material semicondutor (geralmente, sílicio), cuja denominação comum é chip. Os chips são encapsulados em invólucros de plástica ou cerâmica, com pinos metálicos para conexão dos CIs com outros dispositivos. Um dos tipos mais comum de invólucros é o dual-in-line (DIP).
Os CIs digitais são classificados de acordo com sua complexidade, medida pela quantidade de portas lógicas no substrato. Atualmente, existem seis níveis de complexidade que estão mostrados na tabela.
Nos sistemas digitais atuais, os CIs MSI e de integração em larga escala (LSI, VLSI, ULSI, GSI) realizam a maioria das funções que antes eram realizadas por circuitos com vários CIs SSI. Contudo, os chips SSI são usados com 'interface' ou 'grude' entre os CIs mais complexos
CIs Digitais Bipolares e Unipolares
Os CIs digitais podem ser classificados também pelo tipo de componente eletrônico empregado nos seus circuitos.
CIs bipolares: utiliza os transistores bipolares (NPN ou PNP) como elemento principal.
CIs unipolares: utiliza transistores por efeito de campo (MOSFET canal P ou canal N) como elemento principal.
Nos últimos 25 anos, a família TTL (Transistor-Transistor Logic) foi a principal família de CIs digitais. A série 74 - comercial de aplicação civil - foi a primeira série da família TTL. Hoje a série 74 é usada como padrão de comparação embora não seja empregada em projetos modernos. A Fig. mostra o circuito de uma porta INVERSORA TTL contendo vários transistores bipolares.
A família TTL está perdendo a liderança nas categorias de CIs SSI e MSI para a família CMOS (Complementary Metal-Oxide - Semiconductor). A família CMOS usa transistores unipolares MOSFET de canal N e canal P como elemento principal no circuito. A fig.