TTL CMOS
CURSO DE EGENHARIA MECATRÔNICA
JOSÉ PETRÚCIO DOS SANTOS JÚNIOR
CHIPS TTL E CMOS
MACEIÓ
2014
JOSÉ PETRÚCIO DOS SANTOS JÚNIOR
CHIPS TTL E CMOS
Relatório sobre Binários Fracionados. Apresentado a disciplina Eletrônica Digital, ministrada pelo profº Edilson Ponciano, do curso de Engenharia Mecatrônica, da Faculdade Integrada Tiradentes, como requisito para avaliação de parte da nota da ME.
MACEIÓ
2014
1. INTRODUÇÃO Ao desenvolver-se do âmbito tecnológico da eletrônica digital, se possibilitou a criação de circuitos integrados, os famosos CIs. Os CIs estão presentes em praticamente todos os circuitos digitais conhecidos, pois, sua construção possibilitou a combinação de componentes eletrônicos em um pequeno chip. Antes de se utilizara algum chip, se faz necessário conhecer suas características básicas desses circuitos e suas devidas famílias lógicas, neste trabalho o tema tratado será justamente os CIs que utilizam as famílias lógicas TTL e CMOS.
2. FAMÍLIAS LÓGICAS Com o advento dos transistores, procurou-se padronizar os níveis de sinais lógicos. Isto ocasiono a criação das famílias lógicas, as quais cada CI segue o seu padrão, as principais famílias lógicas hoje utilizadas são TTL e CMOS A principal característica que difere uma família lógica de outra é o seu componente principal que é utilizado em seus circuitos. No caso da família TTL(Transistor-Tranistor Logic) usam transistores bipolares como componente principal, já no caso da família CMOS(Complementary Metal-Oxid semicondutor) utilizam como componente principal os transistor unipolares, chamados de MOSFET(ransistor de efeito de campo construído segundo a técnica MOS - Metal Oxide Semicondutor).
2.2 FAMÍLIA LÓGICA TTL A família TTL é derivada da antiga família DTL, sendo o resultado de uma série de inovações tecnológicas. Uma delas é