Engenharia Quimica
A amônia deve ser devidamente armazenada até o seu destino final. Dentre os recipientes adequados para o seu armazenamento estão garrafas de aço, vasilhas feitas de materiais específicos como alumínio, cromo (para amônia líquida), teflon, PVC e ferro (exceto para amônia a altas temperaturas). Além desses também pode ser estocada em recipientes feitos de ligas metálicas como cromo-níquel e aço-cromo.
É de extrema importância para a indústria o conhecimento de materiais inadequados para armazenar amônia como o cobre e o zinco. O problema está no fato de que ambos reagem com o O2 do ar formando óxidos que reagem com a amônia.
O Amoníaco, gás amoníaco ou amônia é um composto químico cuja molécula é constituida por um átomo de nitrogênio ( N ) e três átomos de hidrogênio ( H ) de fórmula molecular NH3
Em solução aquosa, comporta-se como uma base, transformando-se num íon amônio, NH4+, com um átomo de hidrogênio em cada vértice do tetraédro
Conhecido há muito séculos, passou a ser usada como refrigerante em 1860.
O amoníaco foi substituído pelos cloro-fluorcarbonetos (CFCs) nos anos trinta, pois o seu destino era outro: servia para o combate, na fabricação de armas e explosivos. Mais recentemente voltou a ganhar “o papel principal” nos processos de arrefecimento, pois os CFCs causam um enorme dano à camada de ozônio.
Como fluido usado na refrigeração, o amoníaco apresenta numerosas características e vantagens, sendo as mais importantes as seguintes:
Possui boas propriedades termodinâmicas, de transferência, de calor e de massa, em particular dentro das condições definidas pelos serviços e o rendimento das máquinas utilizando amoníaco é dos melhores.
É quimicamente neutro para os elementos dos circuitos frigoríficos, com exceção do cobre.
O amoníaco não se mistura com o óleo lubrificante.
Não é sensível na presença de ar úmido ou de água.
É facilmente detectável em caso de fuga por ser muito leve.
O amoníaco é fabricado