Engenharia Oceanografica
INTRODUÇÃO
Frente os desafios vivenciados pelos cursos de Engenharia do século XXI, a conclusão do curso se torna cada vez mais complicada. Os problemas surgem no Ensino Médio, onde vários alunos não constroem uma base sólida sobre o curso e a carreira que almejam seguir. A interdisciplinaridade no início do curso seria uma boa maneira pra se resolver o problema da dúvida sobre o que o aluno realmente deseja para seu futuro.
Grande parte dos alunos sai da faculdade sem saber o que vão enfrentar no mercado de trabalho e sem o preparo para o mesmo.
ÁREA DE ATUAÇÃO
O oceanógrafo pode atuar em diversas áreas, como por exemplo:
- Levantamento e interpretação das condições dos meios marinhos e costeiros e suas interações e previsões dos comportamentos desses parâmetros e dos fenômenos a eles realizados.
- Empresas de consultoria, empresas privadas, órgãos públicos, cooperativa de produtores, em geral dedicados ao meio ambiente, aqüicultura, pesquisas, exploração mineral e outras.
- Desenvolvimento e aplicação de métodos, processos e técnicas de exploração, beneficiamento, inspeção, preservação, conservação, e monitoramento dos meios marinhos costeiros.
- Prospecção sísmica.
-Empresas privadas, públicas, governamentais, cooperativas responsáveis por exploração e produção de petróleo, gás
-Desenvolvimento e aplicação de métodos e técnicas direcionados para obras, instalações, estruturas e quaisquer outros empreendimentos nos meios marinhos e costeiros.
SETORES DE ATIVIDADE
O setor de atividade do oceanógrafo é muito diversificado, pois a área de trabalho em que o mesmo atua é muito ampla e tem muitas vertentes.
CURIOSIDADES O salário do oceanógrafo pode variar muito de acordo com o seu tempo de trabalho e a sua função. Costuma variar entre 6 a 12 salários mínimos, considerando o valor do salário mínimo no estado da sua