planejamento e controle
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ROSEMAR PIMENTEL
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS, DA TERRA E ENGENHARIAS
ENGENHARIA CIVIL
A ENGENHARIA CIVIL E SUAS VERTENTES
Trabalho elaborado pelos alunos Bráulio Gonçalves, Uiliam Andrade, Caio Avelar, Deyvison Souza, Iris Monaliza e Alexandre Oliveira como Atividade I da disciplina APTA I do 1° período do curso de Engenharia Civil.
VOLTA REDONDA – RJ
MARÇO 2014
1. INTRODUÇÃO
A engenharia civil é uma das áreas da engenharia mais antiga. Os engenheiros civis trabalham com estruturas. Eles projetam e supervisionam a construção de pontes, estradas, represas, edifícios, aeroportos, portos, sistemas de controle de deságue e um vasto arranjo de projetos que afetam a qualidade de vida de milhões de pessoas ao longo do mundo.
Os engenheiros civis projetam métodos e instalações que combatem os mais sérios problemas do planeta. Em vistas da existência de ar sujo e poluído, deterioração das cidades, estradas e pontes; aeroportos e estradas entupidas, lençóis freáticos, rios e lagos poluídos, o engenheiro civil é chamado para projetar soluções que sejam viáveis de forma técnica e econômica.
As maiores especialidades dentro da Engenharia Civil são: engenharia de transportes, cartográfica, oceanográfica, sanitária, geotécnica, ambiental; engenharia de estruturas, de construção, de urbanização e de fortificações. Sendo que, o engenheiro civil dentro das diversas áreas apresentadas, pode também atuar em atividades relacionadas a: pesquisas; perícias de engenharia, laudos e pareceres; avaliações; mensurações, agrimensura e topografia; coordenação de equipes, gerenciamento e fiscalização; produção técnica e especializada, etc.
1.1. Definição da Engenharia Civil
Segundo Cocian (2001) uma das grandes recompensas da engenharia civil é a satisfação pessoal derivada da criação de duradouras construções que fazem das nossas comunidades lugares melhores nos quais