Fusão do naftaleno
UNOESC Campus Videira
Disciplina; Química Experimental II
Curso: Licenciatura em Química
Semestre: 2014/1
Relatório Aula Prática
PREPARAÇÃO DO CLORETO DE SÓDIO
1. OBJETIVOS
2. INTRODUÇÃO
3. MATERIAIS
4. PROCEDIMENTO
1. Pese, em balança semi-analítica, uma cápsula de porcelana e um vidro de relógio.
2. Pese, na cápsula, aproximadamente 1 g de bicarbonato de sódio; anote o peso.
3. Adicione ao NaHCO3 10 ml de água destilada, medida com uma proveta e cubra a cápsula com o vidro de relógio.
4. Levantando ligeiramente o vidro de relógio, adicione, por meio de um conta-gotas, ácido clorídrico 6M, gota a gota. 3 gotas por vez, até que umas nova adição não mais provoque efervescência.
5. –Lave cuidadosamente a face inferior do vidro de relógio com água destilada, usando para tal uma pisseta. A água de lavagem deve ser recolhida na cápsula.
6. Retire o vidro de relógio e aqueça a cápsula suavemente com bico de bunsen e tela de amianto, a fim de evaporar a água. Quando o sal estiver começando a cristalizar, recoloque o vidro de relógio sobre a cápsula, pois a partir desse momento há uma tendência de gotas da solução saltarem para fora da cápsula.
7. Continue o aquecimento até não haver mais água na cápsula e no vidro de relógio.
8. Deixe esfriar e pese o conjunto cápsula + vidro de relógio + sal.
9. Calcule o rendimento da preparação.
10. Realize testes analíticos com o produto obtido: teste de chama ( para Na+) e reação com nitrato de prata ( para Cl-). Para ambas as experiências, dissolva uma ponta de espátula do cloreto de sódio em cerca de 2 ml de água destilada. Leve uma gota desta solução para a chama azul do bico de bunsen por meio de um fio de níquel-cromo e observe a coloração que a chama assume. Em seguida, adicione à solução algumas gotas de uma solução de nitrato de prata. Observe o precipitado, depois exponha o tubo à luz e observe novamente. Interprete os resultados.