Engenharia ( medidor VU )
Apresentação: Este projeto tem por finalidade demonstrar o funcionamento de uma medidor de VU através de uma matriz de LEDs. O medidor de volume de áudio, mais conhecido como VU (unidade de volume) é um dispositivo de medição de áudio. Ele é projetado para medir visualmente a "potência" de um sinal de áudio. VU é a abreviação de "unidades de volume" e é uma medida de potência de áudio média. O medidor de VU foi desenvolvido no final de 1930 para ajudar a padronizar as transmissões através de linhas telefônicas. Ele passou a se tornar uma ferramenta de medição padrão em toda a indústria de áudio. Os medidores VU medem os níveis de som médio (RMS) e são projetados para representar visualmente a forma como o ouvido humano percebem volume.
O tempo de subida do ponteiro do VU (o tempo que leva para registrar o nível de um som) e o tempo da sua queda (o tempo que leva para voltar a uma leitura mais baixa) é de aproximadamente 300 milissegundos. O nível ideal de áudio para um medidor VU é geralmente em torno de 0VU, muitas vezes referida como "0dB". Tecnicamente falando, 0VU é igual a 4 dBm, ou 1,228 volts RMS através de uma carga de 600 ohm. Um medidor de VU responde de forma relativamente lenta e considera o volume do som durante um período de tempo e seu zero é definido como o nível em que existe 1% de distorção harmônica total do sinal gravado. Já o dB, abreviação de "decibéis", é uma medida de potência de áudio instantâneo. Um medidor de dB responde muito rapidamente e considera a potência de áudio em cada instante. E seu zero é definido como o nível em que há 3% de distorção harmônica total. Os VU’s funcionam muito bem com sons contínuos, mas funcionam mal com transientes rápidos, por isso são basicamente utilizados para medição média do som.
Material Utilizado: 30 verdes e 30 vermelhos; 01 transistor TIP122; 15 transistores BC548; 01 Trimpot 2k2Ω; 01 Potenciômetro 1 MΩ; 06 diodos N4007; 01 CI 555; 01 CI 4017; 01