APS hidrologia e hidraulica
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
HIDRÁULICA E HIDROLIGIA: Estudo das características de um canal aberto.
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2014
UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
ANDRÉ LUÍS MARTINS CHAVES RA: B52975-0 Turma EC5P
FRANCIELE CARVALHO B076AA-4 Turma EC6R
JONATHAN PEREIRA S DE OLIVEIRA RA: B344CE-6 Turma EC6R
LUCAS DE ALMEIDA ANDRADE RA: A9463E-6 - Turma EC6R
RAQUEL FERNANDA ROLIM RA: B25IAI-8 - Turma EC6T
TIAGO MARTINS RA: B55IIE-7 Turma EC5P
WESLEY R. M. LEAL RA: B13HDI-8 - Turma EC6R
YAGO SANTOS COSTA B45619-1 Turma EC6T
HIDRÁULICA E HIDROLIGIA: Estudo das características de um canal aberto.
Trabalho apresentado como aproveitamento na disciplina de HHA ministrada pelo professor Monqueiro do Curso de Engenharia Civil da Universidade Paulista – UNIP, São José dos Campos.
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2014
RESUMO
A hidráulica de canais abertos é o estudo das leis que regem o escoamento da água em condutos livres. Por exemplo, quando a água flui em declive em qualquer conduto com a superfície da água exposta à atmosfera (superfície livre). Para analisar o escoamento em canal aberto, deve‐se primeiro considerar um canal longo e uniforme (mantêm constantes a forma e a declividade). Os elementos essenciais do perfil são o fundo do canal, a superfície da água e a linha do gradiente de energia. A linha do gradiente hidráulico coincide com a superfície da água. Cada uma dessas linhas tem uma declividade, que pode ser igual ou diferente das outras, dependendo do tipo de escoamento.
A declividade do fundo do canal é definida como o desnível vertical dividido pelo comprimento horizontal do fundo. A declividade também pode ser expressa como uma porcentagem, multiplicando‐se por 100, a declividade da lâmina d’ água e da linha de gradiente de energia, também são definidas como desnível dividido pela extensão, como acontece com a declividade do fundo.
A profundidade do escoamento é a