TRABALHO 135- Análise de Circuitos Eletroeletrônicos
Muitas pessoas que estudaram eletrônica ou estudam eletrônica estão confusas e principalmente preocupadas em relação ao que fazer no futuro. As transformações por que passa o nosso mundo, com oficinas de reparação tradicionais fechando, fabricas mudando tecnologia e passando a usar sistemas automáticos de manµFatura além de outros locais em que poderiam trabalhar, técnicos e engenheiros reduzindo o campo de trabalho, ficam as perguntas: vale à pena estudar eletrônica ou trabalhar com eletrônica em nossos dias? Como ganhar dinheiro hoje com a eletrônica? Este artigo pode ajudá-lo a definir seu futuro.
Recebemos com freqüência consultas preocupadas de leitores que estudando eletrônica ou desejando entrar para o negócio se sentem desorientados sobre o campo de atividade a que devem se dedicar.
De fato, a eletrônica, da forma estudada e praticada tradicionalmente está comprometida. Novos campos e novas abordagens estão mudando o mercado e os profissionais que almejarem ter sucesso precisam estar preparados para isso.
Alguns pontos importantes que analisaremos neste artigo podem ajudar não só na escolha de sua atividade e também na matéria que deve ser estudada com mais afinco como também para alertar professores de escolas técnicas no sentido de modificar os programas para adequá-los a uma nova realidade (Mandem suas opiniões para que possamos reuni-las e colocar no site)
O MERCADO
Antigamente (10 a 20 aos atrás) quando se falava em trabalhar com eletrônica, o profissional tinha apenas duas idéias em mente: abrir sua oficina ou então trabalhar numa grande fábrica.
No entanto, com a evolução da tecnologia eletrônica, surgiram novas áreas de trabalho como as telecomunicações, informática, automação (robótica) e eletrônica embarcada.
A própria eletrônica comum se dividiu em alguns setores especializados como segurança, telefonia, acesso à Internet, etc. Tudo isso significou uma mudança do perfil do