Engenharia industrial madereira
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FLORESTAIS E DA MADEIRA
Painéis e Elementos Laminados da Madeira
Alegre-ES, novembro de 2014
1- Introdução
Segundo historiadores, o uso da madeira com tal finalidade teve início entre os anos de 800.000 a.C. e 500.000 a.C., sendo uma das primeiras fontes de energia utilizada pela humanidade. Sua utilização na indústria de marcenaria para fabricação de móveis é uma das mais expandidas, e se intensificou com o uso de painéis e laminados de madeira, que surgiram, principalmente, para atender a uma necessidade gerada pela escassez e pelo encarecimento da madeira maciça.
2- Cadeia Produtiva
A palavra cadeia, diferentemente dos termos ramos e setores, é muito utilizada sem que seja feita referência a uma definição precisa. Define-se como conjunto de atividades que se articulam progressivamente desde os insumos básicos até o produto final, incluindo a distribuição e comercialização, constituindo-se em elos de uma corrente.
A cadeia produtiva da madeira: é o conjunto de atividades que asseguram a produção, a colheita e a transformação da madeira até o estágio onde esta última, por associação de seus derivados a outras matérias, perde a característica de constituinte essencial do produto (SELMANY, 1983). Portanto o conceito de cadeia produtiva da madeira é muito mais abrangente do que o conceito de setor florestal mundialmente empregado, pois neste não é considerada a atividade industrial de segunda transformação da madeira.
3- Painéis de madeira reconstituídos
Painéis são produtos compostos de elementos de madeira como lâminas, sarrafos, partículas e fibras, obtidos a partir da redução da madeira sólida, e reconstituídos através de ligação adesiva. (Iwakiri, 2005).
A indústria de painéis de madeira modernizou-se rapidamente para garantir competitividade. O setor passou por intensa transformação em sua estrutura produtiva para